top of page

Expectativas Iniciais 

 

 

Hoje, percebo que a minha trajetória profissional vem se pautando em três vertentes recorrentes - Assistência, Ensino e Gestão. De certa forma, em cada etapa de vida uma delas predominou.

 

As expectativas quanto a este curso se basearam nesta reflexão, que vou procurar sistematizar em três períodos até chegar ao ENSINO, como a atividade natural neste momento em que identifico em minha trajetória, maturidade profissional e também uma grande necessidade de transmitir aos mais jovens o conhecimento que acumulei.

 

 

Assistência 

Ensino

Gestão

Fiz residência em Hematologia no HEMORIO, de 1978 a 1979 e em 1982, fui contratada Médica Hematologista neste Instituto. ASSISTÊNCIA representava a minha atividade principal, dedicando-me sobretudo ao exercício da hematologia clínica e hemoterapia.

No período de 1980 a 1992 exerci o magistério, no ENSINO da cadeira de Hematologia na graduação (Universidade Souza Marques e Universidade Gama Filho) e na Pós-Graduação (PUC-Rio), não apenas no Hemorio, mas também na 3a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, como Professora Associada  e Primeira Assistente do titular da cadeira, Prof. Monteiro Marinho.

 

Mais tarde, nas décadas de 1990 e 2000, ainda no Hemorio, exerci vários cargos, ligados à GESTÃO, quando em 2007 ocupei a Diretoria Técnica da unidade, cargo que exerci até dezembro de 2013. Historicamente a unidade sofria sucessivas transformações, que objetivavam certificações internacionais, o que foi bem sucedido. Foi, então reconhecida como a primeira unidade pública de saúde brasileira detentora de certificações internacionais, mantidas por mais de dez anos. Como a minha história se confunde com a do HEMORIO, me apropriei dessa trajetória, pela evidente importância deste hospital em minha vida.

 

Prof Monteiro Marinho e Vera Marra

Em Janeiro de 2014, fui convidada a assumir o cargo de Assessora de Projetos da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, empresa estatal responsável pela GESTÃO de unidades hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, incluindo o próprio HEMORIO.

Gestão

Ensino 

Assistência

O meu principal desafio neste cargo, diz respeito ao ENSINO e capacitação dos profissionais de hospitais públicos da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro, acerca da trajetória de qualidade em saúde, a qual tem na área de Segurança do Paciente seu pilar mais relevante. 

 

Capacitar profissionais de saúde em tema tão novo e nuclear para a ASSISTÊNCIA, tem na estratégia pedagógica adotada o seu sucesso ou o seu fracasso. Por este motivo, busquei o Curso de Novas Metodologias de Aprendizagem para Profissionais de Saúde da Med-PUC.

Minha expectativa antes de fazer este curso, limitava-se a buscar uma metodologia que fôsse capaz de abranger o ENSINO para profissionais dentro de seu ambiente de trabalho, instrumentalizando-os para intervirem na GESTÃO da ASSISTÊNCIA, visando a segurança dos pacientes.

Ensino 

Gestão

Assistência

No entanto, com o decorrer das atividades,  pude descortinar uma série de encantamentos com as ferramentas das Metodologias Ativas. Aprendemos muitas coisas, com destaque para a mediação, que é uma ação do docente como um agente motivador e facilitador da apreensão do conhecimento a ser construído, através de um saber relacional estabelecido pela interação tutor-aluno-equipe, segundo uma perspectiva pedagógica contemporânea. 

 

Diante disso, retornei à paixão pelo ENSINO.

bottom of page