top of page

Propostas de Melhoria (na ótica do aluno)

 

 

O curso não brindou os alunos com suficiente número de avaliações de suas atividades e trabalhos postados.

 

 

AVALIAÇÃO

 

 

Curiosamente, a disciplina  "AVALIAÇÃO"  foi extremamente interessante, pois trouxe conceitos muito lógicos e de uma coerência extraordinária com a essência da metodologia proposta pelo curso. 

O professor responsável pela cadeira, com seu imenso carisma e uma técnica pedagógica invejável nos mostrou o quanto a avaliação contínua é capaz de superar as provas pontuais adotadas pela metodologia tradicional, que  não dispõe de instrumentos  capazes de levar em consideração algum evento ocorrido exatamente na data da prova com determinado aluno, cujo desempenho em sala seja considerado bom. Os instrumentos objetivos de avaliação são utilizados, de forma adjuvante, inclusive para fazer frente às exigências regulamentares.

Contudo, o protagonismo no quesito "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM", se realiza em identificar as lacunas que permaneceram em cada estudante e, de forma complementar, na metodologia utilizada pelo tutor.

Embora a atuação do tutor mediando o conhecimento tenha sido extremamente enfatizada durante todo o curso, este não contou com um número expressivo de tutores que nos fornecesse o modelo de sua atuação. 

AÇÃO

DOS TUTORES

 

 

 

 

 

É possível que a tutoria tenha sido executada pelos professores das cadeiras, no entanto, a presença de um tutor para cada grupo de estudantes, talvez fôsse mais emblemática, no sentido de exemplificar a sua participação nos chamados grupos aluno-equipe.

bottom of page